Geral

Instituto fará nos próximos 3 dias em Sinop pesquisa da evolução de Covid-19

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) começa nesta quinta-feira e seguirá até sábado com aplicação de uma pesquisa de nível nacional intitulada a Evolução da Prevalência de Infecção pelo novo Coronavírus  (Covid-19). As equipes passarão por ao menos 250 residências, onde farão um questionamento e um teste rápido para identificar a doença. As ações foram autorizadas pela secretaria municipal de Saúde.

Conforme a secretária-adjunta de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo, já ficou acordado com o órgão pesquisador que em casos positivados para Covid-19 o setor de epidemiologia deve ser comunicado imediatamente para que seja registrado e para que todos os cuidados a saúde do munícipe sejam prestados. A enfermeira responsável pela pesquisa também prestará suporte, junto com orientações e esclarecimentos de dúvidas do cidadão.

É importante que a população receba apenas as equipes identificadas com crachá. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas e dada a sua notoriedade e importância o Ministério da Saúde financiou  para ser desenvolvida em 133 municípios do Brasil, entre eles está Sinop.

Ontem, a secretaria municipal de Saúde informou que em Sinop são 61 casos confirmados para o novo coronavírus. Desses, 28 foram registrados em laboratórios particulares da cidade e credenciados pelo Lacen para a realização de exames.

Dos infectados, dois estão internados em enfermaria privada e dois em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional. Outras 20 pessoas estão em isolamento domiciliar. A cidade contabiliza três óbitos. Já o número de pessoas recuperadas da doença subiu para 34.

Redação Só Notícias (foto: Maurício Vitorino/arquivo)