quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

INSS vai usar Internet para combater filas

PUBLICIDADE

O presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, anunciou em visita aos CIDs (Centro de Inclusão Digital), em Duque de Caxias, três grandes medidas para combater as filas. A partir de 10 abril, entrará em operação um novo sistema de Internet para receber pedidos de todos os tipos de benefícios.

Pelo novo sistema, os trabalhadores poderão agendar perícias e dar entrada pela web e só vão precisar ir à agência, com hora marcada, para apresentar a documentação e ter o atendimento classificado como conclusivo. O objetivo é fazer com que o segurado fique, no máximo, uma hora na agência.

Simão explicou que, se o trabalhador for à agência com toda a documentação exigida no horário previamente marcado, o perito ou servidor que analisa o benefício dará a resposta na hora. “Com isso, o atendimento será agilizado. A dinâmica fará com que o segurado passe, no máximo, uma hora na agência, depois de ter dado entrada no pedido pela Internet”, garantiu o presidente do INSS.

Durante a vista, ele também anunciou que está em curso uma licitação para a contratação de nova empresa de call center, para, a partir de maio, estender o serviço a distância por telefone para todos os segurados do País – experiência que já começou na Bahia e será implantada na Grande São Paulo neste mês. “Tudo vai depender do andamento da licitação”, informou Simão.

Outra novidade anunciada é que, a partir do segundo semestre, os novos peritos, que estão sendo contratados por meio de concurso público, deverão dar início a um novo serviço, em que o perito vai à comunidade. Em vez de o segurado ir à agência, um consultório móvel equipado especialmente para a perícia médica – que possivelmente será instalado em um ônibus -, deverá ir à casa do trabalhador.

“Isso evita o enorme desgaste de segurados que estão com problemas de saúde e precisam ir às agências para a perícia médica. A experiência dos CIDs, com acesso gratuito à Internet e monitores treinados para auxiliar segurados a agendar serviços do INSS via web, elevou o percentual de acesso de segurados de 10% para 50% aqui em Duque de Caxias”, informou Simão. “O segurado fica à vontade com alguém de sua comunidade para ajudá-lo. Poupa tempo, evita as filas e resolve o problema”, avaliou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop terá mais um caminhão pipa para combater queimadas

A prefeitura definiu licitação para a compra de caminhão...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...

Duas carretas e caminhonete se envolvem em acidente em Mato Grosso; um morto

O acidente envolvendo a Toyota Hilux prata, carreta Volvo...

Sorriso: gato preso em copa de árvore é resgatado pelos bombeiros

O filhote de gato foi salvo por militares do...
PUBLICIDADE