A semana do Natal se aproxima e o Instituto Mato-grossense de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq) alerta que, apesar da correria desta época do ano, o consumidor deve ficar atento à segurança dos itens que compra para não levar o perigo para dentro de casa e correr o risco de não ter uma “Noite Feliz”. Desde o começo deste mês a fiscalização, que terminou ontem, no interior e na capital, fez 22 apreensões em 12 estabelecimentos entre luminárias e brinquedos, ambos os produtos estavam sem as normas de segurança obrigatórias. Em Cuiabá, não foram encontrados problemas, conforme os fiscais, mas talvez por causa do fim do período os produtos já tenham sido vendidos.
O coordenador de fiscalização do órgão, Bento Francisco Gomes Bezerra, explica que a fiscalização é feita para evitar que o consumidor leve para casa brinquedos feitos com materiais tóxicos e que sejam perigosos às crianças. “A primeira coisa que deve ser observada pelo consumidor, no caso dos brinquedos, é se tem o selo de segurança do Inmetro. Na dúvida, se este selo é verdadeiro, basta acessar o site do órgão e colocar o número OCP do brinquedo que fica junto com o selo e verificar a veracidade da informação do produto, porque lá aparecem todas as especificações”.
Bezerra diz ainda que devem ser sempre observados outros dois pontos. Primeiro, se todas as explicações do brinquedo estão em português e em segundo se tem a faixa etária impressa. Segundo o Inmeq, a capital teve menos problema este ano.