sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Índios liberam BR-163 no Nortão até às 10:00h

PUBLICIDADE

A Polícia Rodoviária Federal informou que os índios liberaram a BR-163, próximo ao município de Itaúba ( 110km ao norte de Sinop) há cerca de 15 minutos, mas pretendem retomar o bloqueio às 10:00h. Os índios prometem não deixar passar nada hoje, após a retomada do bloqueio, nem ambulâncias e nem pedestres. Ontem, houve um princípio de desentendimento entre índios e um caminhoneiro, que foi contornado pela PRF.

Como Só Notícias já informou, o bloqueio indígena começou ontem, em protesto contra o governo federal. Os índios criticam o impacto ambiental e prejuízos para áreas indígenas com a pavimentação da BR-163, querem que sejam atendidas reivindicações de aberturas de estradas de acesso ao parque do Xingú e outras tribos na região, que o governo teria se comprometido em fazer, alé de capacitar índios no combate a incêndios florestais porque, nesta época de seca, é comum acontecer fogo em pastagens de fazendas, vizinhas de áreas indígenas para onde as chamas se alastram.

Só Notícias apurou que cerca de 100 índios das tribos Caiapós, Apiakás, Panará, Terena e Kayabis colocaram troncos, madeiras, pedras e faixas e dizem que o protesto não tem hora para acabar. Eles estão armados com armas indígenas e usam pintura de guerra.

A Polícia Rodoviária Federal está coordenando o tráfego e orienta motoristas para que nem tentem se aproximar do local do conflito. A BR-163 é principal via de ligação do Nortão com a capital.

Leia também:
Índios que bloqueiam BR-163 no Nortão querem serem ‘ressarcidos’ de danos ambientais
Índios protestam e BR-163 está bloqueada no Nortão

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...
PUBLICIDADE