O Indea – Instituto de Defesa Agropecuária- divulga, nos próximos dias, o resultado da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano, encerrada no último dia 10. A previsão era imunizar 5,5 milhões de animais de até 12 meses. Quem não comprovar a vacinação do rebanho será autuado e multado.
Só Notícias apurou que em Sorriso, até o último dia 21, 94% do rebanho tinha sido vacinado. Em Lucas do Rio Verde, a comunicação também ultrapassou 90%. Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país, com 26,84 milhões de bovinos. A vacinação contra aftosa é feita em três etapas distintas: em fevereiro (rebanho até 12 meses), em maio (de 0 a 24 meses) e em novembro (100% do rebanho). O Estado é considerado área internacional livre de febre aftosa com vacinação desde janeiro de 2000.
No ano passado, o Indea solicitou, ao Ministério da Agricultura, R$10 milhões para o combate à aftosa, mas recebeu apenas R$3 milhões. As conversações com o novo ministro Reinhold Stephanes, para definir o orçamento deste ano, devem começar em breve.