terça-feira, 17/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Imeq fiscalizará produtos vendidos em período de páscoa em MT

PUBLICIDADE

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq), vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, inicia hoje, fiscalização de produtos comercializados nesta época de páscoa, desde ovos de chocolate, castanhas, frutas cristalizadas, doces, entre outros.

De hoje até a sexta-feira (27), agentes do órgão percorrem empresas de Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Em Cuiabá e Várzea- Grande de 2 a 3 de abril. O Imeq também fará a análise dos brindes que são encontrados dentro dos ovos, verificando se o produto possui o certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, (Inmetro), a marca da conformidade, à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

O presidente do Imeq, Jair José Durigon, dá algumas dicas para que o consumidor não seja lesado. A principal delas é a que o ovo de chocolate deve apresentar de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Quanto ao peso do produto, que o valor da embalagem e dos brindes deve ser levado em consideração. “O Imeq vai acompanhar os produtos pré-medidos e produtos certificados ao longo de todo ano, mas intensifica a verificação de produtos específicos em épocas em que estes são mais comercializados. Na páscoa focamos os chocolates, achocolatados e brinquedos associados a data. Nossa preocupação é a proteção do consumidor adequado em relação ao consumo”, disse Durigon.

Os técnicos do Imeq avaliarão a numeração que os ovos possuem e advertem que elas servem apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho.

O coordenador de fiscalização Bento Gomes Bezerra, falou sobre a atenção que o consumidor deve ter. “Cabe ao consumidor ficar atento à indicação do peso líquido do ovo de chocolate, se desconfiar pode denunciar no Procon ou pedir que a fiscalização do Instituto de Metrologia faça a análise do produto. O consumidor também pode tomar a iniciativa de levar o ovo na balança, principalmente os que possuem brinquedos, lembrando que a embalagem não conta no quilo do ovo de chocolate”.

Os materiais serão coletados e armazenados em lugar apropriado para que não tenham suas características deformadas, no laboratório do Instituto, em Cuiabá. Os resultados serão divulgados antes do dia 10 de abril, data em que é comemorada a páscoa. Em 2008 foram avaliadas 60 marcas, sendo que somente uma foi reprovada no critério individual.

Depois de feita as análises, todos os produtos ficam a disposição da indústria fabricante. Quando esta não tem interesse de recolher, o Imeq faz a doação a Secretaria de Trabalho, Emprego Cidadania e Assistência Social (Setecs), que encaminha para entidades assistenciais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projetos educacionais de Lucas do Rio Verde são selecionados em prêmio estadual

Iniciativas que nasceram dentro das salas de aula de...

Colisão entre duas motos em avenida de Sinop deixa uma pessoa ferida

A colisão envolvendo uma Honda Biz vermelha e uma...

Carro sai da BR-163 entre Sinop e Sorriso

Um acidente do tipo saída de pista foi registrado...
PUBLICIDADE