quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

IFMT começa instalar usina fotovoltaica com recursos da Operação Ararath

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Instituto Federal de Mato Grosso recebeu recursos, através de delação premiada dos investigados na operação Ararath, em parceria com o Ministério Público Federal e Justiça Federal, visando a instalação de usinas fotovoltaica no campus Primavera do Leste (238 quilômetros de Cuiabá) de R$ 735,7 mil. Será a primeira de um projeto que prevê a instalação de cinco usinas fotovoltaicas em cinco campi da instituição.

A pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional emitiu ordem de fornecimento no dia 29 passado para contratar empresa especializada na tecnologia de produção de energia sustentável para elaboração dos projetos básicos e executivo, com fornecimento de materiais e equipamentos, construção, montagem e colocação em operação, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto em módulos de geradores de energia solar fotovoltaico em pleno funcionamento para o IFMT.

A aquisição, segundo o pró-reitor João Germano Rosinke, “a instalação será de um sistema fotovoltaico de 209 KWp e a economia de energia anual está estimada em R$ 170 mil” e “o IFMT assume a dianteira entre os Institutos Federais que mais possuem usinas fotovoltaicas, serão 10 campi com geração de energia solar”, explicou Rosinke.

O diretor-geral do campus Primavera do Leste, Dimorvan Brescancin afirmou que esse investimento para instalação dessa usina geradora de energia no campus é muito importante, pois já estava buscando a muito tempo esse investimento.“A gente recebe com muita alegria a notícia da implementação do projeto no Campus Primavera do Leste, porque o nosso campus tem os cursos da área que envolvem esse tipo de tecnologia. Temos os cursos de eletrotécnica e eletromecânica, são dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, com cursos subsequentes também e o curso de engenharia de automação que acaba também adentrando nessas tecnologias”.

Além de ter uma economia na conta de energia, o campus terá um laboratório prático excelente para dar aulas práticas para esses alunos. Além de adentrar nessa área de energia sustentável. “Essa geradora de energia poderá ser um cartão de visita para a comunidade e para as crianças poderem conhecer como funciona a geração de energia fotovoltaica, através da iluminação solar”, disse Dimorvan.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE