Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop sobrevoam o Nortão, com um helicóptero, na tentativa de identificar focos de queimadas. O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização, Werikson Trigueiro, afirmou, ao Só Notícias, que a operação, feita desde semana passada, é realizada com base em indicativos, já tendo sido sobrevoadas a região de Tabaporã, Tapurah, Claudia e Feliz Natal.
Werikson explicou que a partir do “levantamento”, com as finalizações dos laudos começam ser aplicados os autos de infração, as multas aos proprietário das áreas onde foram constatados os focos. A quantidade já identificada ainda deve ser divulgada.
Conforme Só Notícias já informou, pelo menos até a primeira quinzena, agosto já era o mês com maior quantidade de queimadas constatadas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Mato Grosso, com 8.906 focos. De janeiro até dia 14 do referido mês, haviam pouco mais de 32,8 mil focos de calor em todas as regiões.
O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso iniciou em julho e vai até 15 de setembro. O objetivo é combater os incêndios florestais durante a época de estiagem, quando as condições climáticas são extremamente desfavoráveis em toda a região Centro-Oeste. Em alguns casos, a ocorrência de queimadas pode resultar em multas.