No último domingo, os fiscais do Ibama de Sinop realizaram uma operação de fiscalização de pesca, em trecho do Rio Teles Pires, advertindo vários pescadores sobre a necessidade da licença de pesca amadora e dos cuidados a serem observados na atividade.
De acordo com o analista ambiental José Geraldo Araújo, várias irregularidades foram observadas, como construções nas margens do rio destruindo a faixa de preservação permanente definida na lei; corte da vegetação da reserva permanente; o uso de redes de pesca, espinhéis e outras técnicas proibidas; pescados abaixo do tamanho mínimo definido; quantidades de pescado superior à permitida, entre outras.
Os fiscais orientaram os pescadores da importância da carteira de pesca emitida pela FEMA ou pelo IBAMA, e que cumpram a legislação vigente, com pena dos infratores terem seus apetrechos de pesca, barco, motor e veículos apreendidos pela fiscalização, além de multa e processo na justiça por crime ambiental.
“O Ibama faz um chamado aos pescadores amadores, às casas de material de pesca e demais interessados, para que todos trabalhem no sentido de orientar os pescadores da forma correta de aproveitar a opção de lazer de pescar, sem depredar o meio ambiente”, disse Araújo.
A carteira de pesca do Ibama, com validade por um ano e em todo o território nacional, custa R$ 20 para pesca desembarcada e R$ 60 para pesca embarcada, sendo que os aposentados e pessoas com mais de 65 anos podem solicitar a carteira gratuitamente. O formulário para confecção da carteira pode ser retirado no Ibama ou na internet, www.ibama.gov.br/pescaamadora.