PUBLICIDADE

Ibama fiscaliza desmate ilegal em 4 municípios do Nortão

PUBLICIDADE

Dez agentes do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) estão trabalhando na operação para coibir o desmatamento ilegal na região de Sinop. O supervisor regional do órgão, Roberto Agra, informou, ao Só Notícias, que as ações serão intensificadas em Cláudia, Marcelândia, Itaúba e União do Sul e fazem parte do Plano de Combate ao Desmatamento. O trabalho, que começou hoje, deve prosseguir até o final do semestre.

O Ibama identifica as áreas desmatadas por meio do sistema de monitoramento e rastreamento via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No ano passado, várias operações foram deflagradas na região. A última foi a Kayabi, em novembro, com a prisão de 28 pessoas acusadas de envolvimento em invasão de terras indígenas e exploração ilegal de madeira. No mês de maio, o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Brasileira (PPCDAM) fez 72 autuações nos municípios de Sinop, Itaúba e Cláudia, e aplicou cerca de R$ 11,6 milhões em multas.

Sinop desmatou cerca de 13 km quadrados e ficou entre os dez municípios mato-grossenses que mais desflorestaram no último mês de novembro. O balanço divulgado pelo SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento) também aponta outros seis cidades da região Norte entre as que mais derrubaram no mês. Marcelândia liderou o ranking, desmatando 37 km quadrados de florestas. Em seguida vem Nova Ubiratã, com 36 km. Feliz Natal ficou com a quarta posição no ranking e Peixoto de Azevedo em nono. A décima colocação ficou com Sorriso, que desmatou 12 km.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE