O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) desencadeou a Operação Hileia Pátria, contra crimes ambientais, em Sinop, Marcelândia, Vera, Feliz Natal, União do Sul e Cláudia. A fiscalização será por tempo indeterminado. As equipes vão inspecionar dezenas de fazendas.
Os fiscais têm apoio de soldados do Exército, políciais federais e rodoviários, da Força Nacional e órgãos de segurança pública do Estado.
Em nota enviada ao Só Notícias, o Exército apontou que a operação teve início a partir de um decreto, por meio do qual a presidente Dilma Rousseff (PT) instituiu o Gabinete Permanente de Gestão Integrada para Proteção do Meio Ambiente e que também regulamentou a atuação das Forças Armadas na proteção ambiental. Por meio Comando Militar Oeste, são empregados soldados da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Cuiabá, no apoio de inteligência, comunicações, segurança e instrução aos agentes do Ibama. Inclusive helicópteros são utilizados.
Além dos trabalhos contra os crimes ambientais, ainda são desenvolvidas Ações Cívico-Sociais, que consistem em atividades de atendimento médico, odontológico, entre outros, destinados principalmente às famílias carentes.
A operação foi desencadeada dia 1º deste mês, houve muita pouca informação e o resultado parcial ainda não foi divulgado.
(Atualizada às 08:53h)