quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Ibama de Alta Floresta reabre as portas hoje depois de uma semana fechado

PUBLICIDADE

Por decisão dos funcionários do órgão, a unidade Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) de Alta Floresta voltará a atender hoje. A decisão foi tomada após liminar de interdito proibitório concedida ao órgão.

“Como a partir de agora, em qualquer manifesto que ocorrer, os manifestantes não poderão mais invadir a sede nós decidimos reabrir as portas. Até porque não podemos prejudicar toda uma região por causa de meia dúzia de pessoas que invadiram o prédio”, confirmou, ao Só Notícias, o chefe da unidade, Rodrigo Dutra.

Outro motivo que auxiliou na reabertura do órgão, é que o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alta Floresta (Sintaf) decidiu arcar com todas as despesas de reforma do prédio, uma vez que foi danificado pelos trabalhadores durante protesto realizado no último dia 30.

“As vidraças e luminárias foram destruídas. Algumas lâmpadas dentro do prédio também foram atingidas por bombas e pedras e o telhado foi quebrado por pedras. O sindicato assumiu o prejuízo e consertou o prédio”, ressalta, Rodrigo.

Conforme Só Notícias já havia informado, o protesto foi realizado pelos trabalhadores madeireiros de Alta Floresta que cobram maior agilidade do Ibama na liberação de guias de Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) e de planos de manejo, para que as indústrias madeireiras possam voltar a trabalhar garantindo seus empregos. Desde a Operação Curupira, em julho, o índice de desemprego nas madeireiras da região aumentou consideravelmente, pois as empresas deixaram de trabalhar por falta de estoque de matéria-prima. No dia 28, o mesmo protesto também foi realizado em Sinop.

Atualmente, a unidade do Ibama de Alta Floresta atende 7 municípios, sendo Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Paranaíta, Guarantã do Norte e Alta Floresta. Também está respondendo pela jurisdição de Guarantã do Norte. Esta atende as cidades de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Nova Guarita e Novo Mundo.

Só Notícias apurou que com 3 funcionários, a unidade de Alta Floresta libera cerca de 500 ATPFs por mês e com 4 funcionários em Guarantã do Norte, libera 250 ATPFs/mês. O atendimento diário na unidade de Alta Floresta varia entre 30 a 50 pessoas. Os planos de manejo de ambas as unidades são liberados pela Unidade Regional de Sinop.

“Acredito que com esses novos funcionários que chegarão neste mês nosso atendimento vai melhorar. Teremos mais pessoal para garantir nossa agilidade de liberação de ATPFs”, ressaltou Rodrigo, demonstrando-se otimista com a destinação de nova equipe para o órgão, sendo 3 novos funcionários para Alta Floresta e 4 para Guarantã do Norte.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...

Ciclista atropelado por carro é socorrido em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel (marca...
PUBLICIDADE