O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Mato Grosso, por meio da Gerência Executiva de Barra do Garças, em parceria com a Polícia Militar, realizou operação de fiscalização de caça e pesca predatória nos rios Araguaia e Caiapó (bacia do rio Araguaia), Culuene, Sete de Setembro e Couto Magalhães (bacia do rio Xingu).
A operação foi realizada em duas etapas, totalizando 11 dias, e compreendendo o período anterior ao início da piracema na região. Durante os trabalhos, foram apreendidos 150 quilos de pescado, 3,5 quilos de carne de animal silvestre, uma tartaruga da amazônia viva, além de farto material predatório como 41 redes, 19 tarrafas, 210 anzóis de galho (pindas), dez cordas de espinhel. Também foram apreendidos seis motores de popa, três barcos, três motosserras e dois freezers, além de uma arma.
Na ação, foram embargados um loteamento às margens do rio Caiapó e uma pousada às margens do rio Culuene, ambos sem as devidas licenças ambientais. A piracema teve início no dia 1º de novembro na bacia do rio Araguaia e no dia 5 de novembro na bacia do rio Xingu. No total, foram lavrados 21 autos de infração, totalizando R$ 148 mil.
O pescado foi doado à Funai e para a Apae do município de Canarana.