terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

IBAMA abrirá procedimento para investigar morte e ferimento de araras em Alta Floresta

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: Arão Leite)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Alta Floresta confirmou, ao Só Notícias, que deve abrir um procedimento para investigar a morte de um arara-canindé e possível ataque de outra, que foi encontrada com ferimentos no bairro Setor G, ontem.

Ainda de acordo com a unidade do IBAMA, a primeira arara foi encontrada morta há cerca de 20 dias. Já a outra com ferimentos foi levada para uma clínica veterinária voluntária e está recebendo os cuidados necessários. Ela teve perfurações nas asas.

O pássaro será encaminhado ao Hospital Veterinário (HOVET) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus de Sinop para avaliação médica que deve descobrir se foi atingido por tiros de chumbinho. Após recuperação e reabilitação deverá ser solta novamente.

Conforme Só Notícias já informou, na semana passada, ossadas de cães foram encontradas em uma região de mata na Vicinal 2ª Oeste, nas proximidades de um frigorífico, por populares. Segundo a presidente da Associação Amamos Animais, Leir Ribeiro, alguns ainda estavam em estado de decomposição, indicando que haviam morrido há pouco tempo. Os animais foram jogados na mata, outros em uma vala próxima e alguns colocados em sacos plásticos e jogados em um rio que abastece a cidade.

Ainda segundo a presidente, o envenenamento de cães continuam na cidade. No começo do ano, mais de 25 animais foram mortos. A ONG chegou a divulgar anúncio nas redes sociais para receber denúncias. Um valor de R$ 800 também foi oferecido como recompensa para quem entregasse informações precisas sobre o autor dos envenenamentos.

A Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) estão investigado os casos de envenenamento e se houve envolvimento de empresas no descarte irregular dos animais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Carreta pega fogo e carga de algodão é destruída em rodovia de Mato Grosso

O incêndio envolvendo um veículo de carga de modelo...

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...
PUBLICIDADE