quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Horário de verão começa em 16 de outubro

PUBLICIDADE

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, anunciou hoje de manhã, que a próxima edição do horário de verão começará no dia 16 de outubro e vai até zero hora do dia 19 de fevereiro de 2006. Com o novo horário, o País deixará de consumir 2.340 megawatts de energia no horário de pico de consumo, entre as 19 e 22 horas, eliminando riscos de queda de energia e aumentando a confiabilidade da operação do sistema de abastecimento nacional. O horário de verão vai vigorar por 125 dias nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
     
O ministro ressaltou que a adoção do horário de verão evita que seja utilizada energia produzida por usinas térmicas (diesel, gás), que tem um custo muito superior à energia produzida por hidrelétricas. A mudança de horário permitirá uma redução entre 4% e 5% do consumo de energia, já que a iluminação pública é acionada uma hora mais tarde que o normal, aproveitando a luz do sol que, neste período, é mais prolongada neste período.
     
“A adoção do horário de verão se baseia no maior aproveitamento da iluminação solar, pois implica redução do período noturno, em que se concentra o excesso de consumo da energia residencial, industrial, comercial e de iluminação pública”, afirma nota divulgada hoje de manhã pelo ministério de Minas e Energia.
     
Segundo Rondeau, com a diminuição da necessidade de geração de energia térmica, haverá economia de R$ 32,4 milhões. “É uma redução que resulta em economia para a sociedade, uma vez que dispensa aumento de tarifas com vistas a garantir recursos financeiros para investimentos com este fim específico”, diz a nota do ministério.
     
Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, haverá redução de 1.800 MW no horário de pico, o que equivale a 4,6% da demanda de energia nessas regiões. Essa quantidade equivale à soma da demanda de Belo Horizonte e Florianópolis. No Sul, a redução será de 540 MW, cerca de 5% do total da demanda da região, o que corresponde a 80% do consumo da cidade de Porto Alegre no horário de ponta. O horário de verão começa um fim de semana antes do plebiscito sobre a proibição de venda de armas no País

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mãe e filha internadas no Nortão após acidente com moto e carro

Uma Honda Biz e Fiat Uno se envolveram em...

Trabalhador é encontrado morto com sinais de ataque de onça em fazenda no Nortão

O trabalhador, identidade ainda não confirmada, foi encontrado morto...

Morre criança de 12 anos atropelada por caminhão em Sinop

O atropelamento de uma criança por um caminhão foi,...
PUBLICIDADE