Os proprietários rurais do país têm até às 20:00h, para fazer a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) à Receita Federal. Ela deve ser feita pela internet, no site da Receita Federal, em disquete, nas agências bancárias ou em formulário nas agências dos Correios. No caso da entrega em bancos ou Correios, o declarante deve ficar atento aos horários de atendimento das instituições.
De acordo com a Receita Federal, até o momento foram enviadas 3,95 milhões de declarações. Nesse total não está incluído o volume entregue em formulários de papel. A expectativa do órgão é receber 4,5 milhões de documentos, o mesmo número entregue no ano passado.
Todos os proprietários de imóveis rurais com área igual ou superior a mil hectares na região da Amazônia Ocidental, Pantanal e Sul Mato-grossense; 500 hectares em municípios do Polígono das Secas e Amazônia Oriental e 200 hectares nos demais municípios, devem fazer a declaração de ITR.
Quem não fizer, será penalizado com multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, cujo valor não pode ser inferior a R$ 50. A Receita lembra que a declaração feita pela internet ou em disquete será comprovada por meio de recibo gravado no próprio disquete ou no computador. A estimativa atual é que mais de 1 milhão de proprietários de imóveis rurais ainda não prestaram contas à Receita.