sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Herpes transmitida por humanos mata 16 macacos em parque em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: divulgação)

Uma infecção por Herpes Simplex foi a causa da morte de 16 macacos-sagui no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá. O vírus é passado do homem para o macaco por meio de alimentos contaminados ou pelo contato direto.

Os saguis foram enviados pelo Centro de Controle de Zoonose de Cuiabá para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os exames foram realizados pela instituição mato-grossense em parceria com a Universidade de Brasília (UNB).

De acordo com  Herpes Simplex apesar de quase sempre causar sintomas brandos em humanos, como aftas e, em alguns casos febre, é fatal para os macacos. O humano pode transmitir a doença mesmo sem estar com manifestação clínica aparente.

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e especialistas dos órgãos envolvidos nas análises clínicas darão mais detalhes sobre o caso nesta sexta-feira.

“A Sema reforça a orientação de não alimentar animais nos parques estaduais por conta própria. A alimentação inadequada é prejudicial ao animal silvestre e traz riscos, tanto aos bichos quanto a população, gera um desequilíbrio na cadeia alimentar e é proibido por lei”, informou a secretaria, por nota.

O parque Mãe Bonifácia será reaberto no sábado (28). A unidade de conservação permaneceu fechada para varreduras sanitárias e isolamento dos saguis desde o dia 30 de outubro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de Desenvolvimento em Sinop passa a funcionar em nova sede

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico mudou de local...

Incêndio atinge secador de grãos em Sorriso

As câmaras de um secador de grãos foram parcialmente...

Confirmados shows de Zé Neto e Cristiano, Luan Santana e Hugo e Guilherme na Expolucas

A diretoria da Expolucas confirmou, esta semana, os shows...

Morre cantor Anderson, do Molejo, aos 51 anos

O cantor Anderson Leonaro, do Molejo, faleceu, no final...
PUBLICIDADE