sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Greve na Fema e Ibama atrasa estratégias de combate a incêndios em Sinop

PUBLICIDADE

Desde o início do período da seca em Sinop, o Corpo de Bombeiros do município está trabalhando intensamente no combate aos incêndios urbanos e florestais. Segundo o major Átila Wanderley da Silva, a responsabilidade do combate aos incêndios urbanos é da prefeitura e dos incêndios florestais é da Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente), “porém este órgão não tem feito seu papel”.

“Eu estou tentando conversar com o gerente da Fema para criarmos uma estratégia de combate aos incêndios, mas devido a essa greve não consigo localizá-lo, já que todos os atendimentos externos estão paralisados”, disse ao Só Notícias.

Outro órgão que o major tem procurado para firmar parceria no combate as chamas é o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), mas também não tem conseguido entrar em contato com a gerência. “Durante essa greve não vamos ter o auxilio desses órgãos e por isso estamos atendendo apenas as ocorrências que oferecem maior risco a comunidade”, salientou.

Só Notícias apurou que uma média de 9 pedidos de combate à incêndios são recebidos pelos militares, mas devido a falta de equipamentos e efetivo, eles atendem apenas 50% das ocorrências, uma média de 4 incêndios por dia. Só neste ano, foram 41 ocorrências, 10 delas em terrenos baldios, duas em áreas florestais e uma em aterro de pó de serra.

Só Notícias entrou em contato com o Ibama e confirmou que durante a greve, a equipe de fiscais está dando prioridade apenas para o desmatamento e assim que as funções retornarem ao normal estará auxiliando o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios. Também tentou manter contato com a Fema, mas não localizou o gerente, Roberto Trevisol, que anteriormente havia declarado que trabalharia para reforçar a prevenção e combate a incêndios, junto com o Corpo de Bombeiros.

Por enquanto o único apoio que o batalhão tem recebido é da Prefeitura de Sinop, que disponobiliza carro-pipa e equipamentos quando necessário. Em 2004, o Corpo de Bombeiros de Sinop registrou 219 ocorrências de incêndios, sendo 112 em reservas florestais e terrenos baldios.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE