PUBLICIDADE

Grandes queimadas atingem sítios e fazendas no Nortão; bombeiros, brigadistas e moradores combatem

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (fotos: reprodução)

Alguns pontos de queimadas foram registrados hoje, na área da zona rural de Itanhangá (172 quilômetros de Sinop), na região da MT-242, sentido Monte Alto. Ao Só Notícias, o prefeito Edu Pascoski, afirmou que foram simultâneos e teriam sido colocados propositalmente. Além dos próprios moradores, com caminhões-pipas, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas de municípios vizinhos foram acionados para auxiliar no combate.

“Estão indo caminhões-pipas de Tapurah, Ipiranga e caminhões dos bombeiros de Lucas do Rio Verde. A polícia eu estou pedindo socorro lá. Estou aqui em Cuiabá, acabei de sair de uma reunião de audiência com o Conselho Nacional de Justiça e lá o povo está desesperado, estão (queimadas) acabando com os sítios do pessoal. São bois, vacas, porcos que estão morrendo”, disse o prefeito, ao Só Notícias.

As causas dos incêndios ainda devem ser investigadas. Segundo o prefeito, existem suspeitas que possam estar ligado com a decisão da justiça federal em suspender a liminar favorável ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para reintegração de lotes em um assentamento em Itanhangá.

A decisão provisória assegurou a permanência das famílias que ocupam imoveis na área do assentamento. “O INCRA há mais e 25 anos não resolveu a entrega dos documentos dos assentados e agora entra com processo de reintegração de lotes para assentar novas famílias”, acrescentou o prefeito.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE