Começam amanhã (6) as inscrições para 60 vagas destinadas a discentes especiais, voltadas a disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop. As oportunidades são para o primeiro semestre do ano que vem, com 10 vagas em cada uma das seis disciplinas ofertadas. Os registros deverão ser feitos exclusivamente pela internet, mediante o sistema de processos seletivos da Unemat, até as 23h59 do dia 5 de novembro, com taxa de R$ 50.
Entre as disciplinas disponíveis está o “Plurilinguismo e Educação”, que aborda o indivíduo bilíngue, educação bilíngue, conscientização linguística, direitos linguísticos, revitalização de línguas e políticas voltadas a minorias linguísticas. As aulas presenciais serão realizadas de 10 a 13 de março e as atividades on-line nos dias 26 e 27 de abril.
Também será ofertada “Gênero, Identidades, Etnias e Representações na Literatura”, com estudos sobre mulheres, gênero, sexualidade, questões étnicas, racismo, representações de grupos subalternizados e manifestações pós-coloniais. Outra é a “Literatura Infantil e Juvenil”, voltada aos gêneros literários para crianças e jovens, relação entre texto e ilustração e tendências contemporâneas.
Já a “Literatura e resistência nos países africanos de língua portuguesa” aborda a formação e identidade dessas literaturas e os movimentos de resistência relacionados aos processos de independência. Completam a lista “Diversidade e aspectos variacionais em comunidades linguísticas no espaço amazônico”, que trata da diversidade cultural e linguística da Amazônia, com destaque para povos indígenas e aspectos de Mato Grosso; e “Pesquisa narrativa em Linguística Aplicada”, voltada ao uso de narrativas orais, escritas, visuais e multimodais em pesquisas, além de aspectos teóricos, metodológicos e éticos.
As aulas terão início em 10 de março. A programação inclui atividades presenciais e online, conforme a disciplina, com encontros presenciais na Unidade Imperial, em Sinop. De acordo com o edital, a homologação preliminar das inscrições será divulgada a partir de 11 de novembro, sendo que os candidatos com requerimentos aprovados deverão efetivar a matrícula entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2027.
A condição de discente especial não garante vaga como aluno regular no programa de pós-graduação. Para ingressar como aluno regular, é necessário participar e ser aprovado no processo seletivo específico do PPGLetras.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


