PUBLICIDADE

Governo realiza 1,3 mil cirurgias durante projeto social

PUBLICIDADE

A doença é comum entre a maioria das pessoas que buscam atendimento na Caravana da Transformação: catarata. Com Ohtmar Schnadelback, de 80 anos, não foi diferente. O idoso não lembra há quanto tempo tem dificuldade para enxergar, mas se lembra que um acidente com um galho de uma árvore atingiu seu olho esquerdo, deixando-o cego.

Graças à Caravana da Transformação, que está atendendo a região Sul do Estado até a próxima sexta-feira (3), Ohtmar terá sua visão do olho direito restaurada, graças à cirurgia de catarata. Desde o início da edição, que ocorreu na terça-feira (24) até este domingo (29), 1.327 pessoas já passaram por cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.

“A primeira coisa que vou fazer é dar um abraço na minha mulher”, emocionou-se o idoso que esteve neste domingo no Centro de Eventos de Jaciara para o pós-operatório de 24 horas. Até o momento 888 atendimentos pós-operatórios foram realizados nesta edição.

Este tipo de atendimento previne possíveis complicações que possam ocorrer após a cirurgia. A coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena, lembra que não basta comparecer apenas 24 horas depois. “Também temos outros dois pós-operatórios, o de sete dias e o de 30 dias após a cirurgia. É imprescindível que os pacientes compareçam, pois somente após 30 dias eles recebem alta médica”, explicou a responsável.

Apesar dos atendimentos em oftalmologia terem como público-alvo pessoas acima de 55 anos, o Governo do Estado também atendeu pessoas fora desta faixa etária, um exemplo disso é o número de consultas médicas, que chegou 5.516 neste domingo. No total, 27.684 procedimentos em oftalmologia foram realizados nos seis dias de evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE