O governo do Estado definiu entre os dias 15 de julho a 15 de setembro o período de proibição a queimadas em Mato Grosso. A decisão saiu de uma reunião realizada, esta semana, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As ações serão desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente responsáveis pela prevenção, monitoramento, fiscalização e combate às queimadas e incêndios florestais. Neste mesmo período estão proibidas também, segundo a pasta, o fogo para limpeza ou manejo de pastagens.
O diretor da Sema em Sinop, Jurandir Taborda Ribas, explicou que as ações prioritárias de combate as queimadas ilegais vão contar com a participação da população, brigadistas e equipamentos.
As prefeituras mato-grossenses contarão com brigadas, treinadas pelo Corpo de Bombeiros, e também com o apoio do Comitê de Gestão de Fogo, coordenado pela Sema e composto por órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
Conforme Só Notícias já informou, no mês passado, a Secretaria municipal de Meio Ambiente iniciou o projeto “Sinop Sem Fogo” de prevenção e combate a incêndios. Com investimento de R$ 300 mil e contratação de sete brigadistas que foram treinados por uma cooperativa licitada pela prefeitura. Eles receberão R$ 1,3 mil mensais para fiscalizar áreas de risco como fazendas, sítios e regiões de nascentes. Denuncias podem ser feitas pelo telefone 0800-647-6900.