PUBLICIDADE

Governo do Estado homologa situação de emergência em Alta Floresta

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) assinou decreto homologando a situação de emergência declarada pela prefeita em exercício de  Alta Floresta, Marineia Munhoz. Em abril, a gestora assinou documento apontando prejuízos em razão das chuvas que atingiram o município desde janeiro. Agora, com a homologação, assinada também pelo ex-secretário da Casa Civil, Júlio Modesto (que deixou cargo há poucos dias), Alta Floresta passa a ter reconhecimento legal da situação de emergência pelo Estado. Com o decreto, o município pode adquirir produtos com dispensa de licitação e fazer contratações emergenciais, por exemplo.

Marineia, ao decretar situação de emergência, apontou inúmeros prejuízos, principalmente quanto a pontes danificadas e bueiros do sistema viário do município. A gestora alegou ainda que as perdas econômicas foram consideráveis e citou também o fato de alunos ficarem sem aulas (devido a impossibilidade de tráfego de ônibus escolares em algumas estradas vicinais), além do comprometimento e inviabilização do trânsito e danos ambientais.

No mesmo mês, o decreto foi reconhecido pelo secretário nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow. Com isso, o município está apto a pleitear recursos para a reconstrução das áreas atingidas, mediante a apresentação de um Plano de Trabalho orientado pela Defesa Civil do Estado, onde constará as metas a serem analisadas pela Secretaria Nacional.

Em 2017, 34 municípios de Mato Grosso solicitaram a Decretação de Situação de Emergência. Com o auxílio da Defesa Civil eles requereram um montante de R$ 124,8 milhões ao governo federal por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para 243 ações e obras de reconstrução.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Unemat Sinop oferta 81 vagas em quatro mestrados profissionais

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus...

Vereador morre eletrocutado em fazenda de Mato Grosso

O vereador de Figueirópolis D’Oeste (388 km de Cuiabá),...
PUBLICIDADE