Geral

Governo avança na execução das obras de pavimentação de 41 quilômetros no Nortão

A secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou, esta tarde, que as obras de pavimentação de um trecho da MT-208, que vai do município de Aripuanã (597 quilômetros de Sinop) até a BR-174, seguem em andamento e em ritmo acelerado. O asfaltamento é resultado de um termo de cooperação entre governo do Estado e a prefeitura.

De acordo com a assessoria, neste momento,  são realizados os serviços de terraplanagem e tudo corre como previsto no cronograma. O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, disse que a obra é mais uma das várias que estão sendo realizadas como resultado de cooperações firmadas com as prefeituras. Nesse modelo de parceria, o Estado e Município se unem para executar a obra.

A secretaria fica responsável por realizar a licitação das obras, excluindo alguns serviços que serão executados pela prefeitura, como licenciamento de jazidas, controle e recomposição ambiental, sinalização e obras complementares. “Essa região do Estado ainda está isolada do resto do território mato-grossense por não ter um metro de asfalto como acesso à cidade. Mas juntos estamos trabalhando para mudar essa realidade, pois é uma região promissora, em pleno desenvolvimento, que precisa de obras de infraestrutura”, afirmou Oliveira.

Ainda segundo o secretário, a pavimentação vai assegurar o fortalecimento da economia do município de Aripuanã, reconhecida como segundo maior produtor de energia, referência na extração mineral, pecuária e manejo sustentável.

Além da pavimentação, está prevista a construção de uma ponte de concreto na MT-208, sobre o Rio Aripuanã.  O processo licitatório para contratar a empresa responsável por elaborar o projeto e executar a obra, que terá um total de 240 metros de extensão, além do encabeçamento, já está em andamento.

A ponte vai ligar Aripuanã ao distrito de Conselvan, à cidade de Rondolândia e ao estado de Rondônia – e será uma importante alternativa para o escoamento da produção e fundamental para fortalecer o desenvolvimento econômico de toda a região Oeste do município de Aripuanã.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)