quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Funai expõe projetos de Mato Grosso na II Feira de Agricultura Familiar

PUBLICIDADE

A Funai participou, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, da II Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Durante o evento, que recebeu cerca de 80 mil pessoas no Parque da Cidade, em Brasília, a Funai expôs projetos e artesanatos indígenas.

Entre os destaques estavam as ações de alternativas sustentáveis da Coordenação Geral de Desenvolvimento Comunitário (CGDC), em parceria com a Administração Executiva Regional de Colíder (MT), e os projetos da Coordenação Geral de Educação (CGE).

A CGDC apresentou o projeto de alternativa de renda para os índios Mebengokre, por meio do uso sustentável da biodiversidade de suas terras, contemplando as práticas sociais da comunidade. Os índios deram início à extração de óleo da castanha-do-Brasil e da copaíba e já colhem resultados : a comunidade produziu sua primeira safra, que resultou em 5.600 litros de óleo de castanha e aproximadamente 150 litros de óleo de copaíba.

Além de informações sobre as oficinas de Políticas Públicas e os programas de atendimento a jovens indígenas em situação de risco social, a CGE também disponibilizou para os visitantes o Correio Indígena de Roraima, um jornal produzido por jovens das comunidades da Barata, Malacacheta, Boa da Mata e Boa Vista (RR). A publicação é fruto de diversos encontros promovidos pela CGE, cujo objetivo é incentivar o debate entre os jovens indígenas sobre problemas como alcoolismo, consumo de drogas, prostituição e gravidez precoce. Foram realizados 30 encontros, com a participação de cerca de três mil jovens de 30 etnias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois são hospitalizados após colisão entre carro e moto em Sinop

O acidente envolvendo a Honda Fan preta e GM...

Colíder expandirá obras na área de iluminação pública

A prefeitura fará procedimento licitatório, hoje, visando a aquisição...
PUBLICIDADE