PUBLICIDADE

Forças da Segurança apoiam Operação Ágata 6 na fronteira de MT

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, esteve, ontem, em Cáceres, para acompanhar a visita do vice-presidente da República, Michel Temer e o ministro da Defesa, Celso Amorim, que estiveram na cidade para conhecer de perto a estrutura da Operação Ágata 6, deflagrada pelo Ministério da Defesa, no dia 9 deste mês.

A operação tem o objetivo de combater atos ilícitos na faixa de fronteira entre o Mato Grosso com a Bolívia. Estão participando da operação militares do Exército Brasileiro, Marinha, Força Aérea Brasileira em parceria com outras forças federais e estaduais . A comitiva de Brasília foi recebida pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e outras autoridades federais, estaduais e municipais, no aeroporto de Cáceres, onde assistiram uma simulação de apreensão de drogas utilizando o veículo aéreo não tripulado (Vant) e depois assistiram a uma palestra sobre a logística empregada para realizar a operação.

Em seguida a comitiva participou da inauguração da escola estadual Ana Maria das Graças Noronha, no bairro Cohab Nova. De lá, as autoridades visitaram a Ação Cívico Social (Aciso) que foi realizada no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Para encerrar a visita, as autoridades assistiram uma apresentação de salto de paraquedas, dos militares do 27º Batalhão de Paraquedistas do Rio de Janeiro.

De acordo com Diógenes Curado, cerca de 300 profissionais da Polícia Militar, por meio do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), do Grupo Tático Rodoviário de Fronteira (GTRFron); e Corpo de Bombeiros, além do apoio da Polícia Judiciária Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), estão atuando em apoio à operação desencadeada também nos estados do Mato Grosso do Sul (MS), Rondônia (RO) e Acre (AC).

"Para combater o tráfico de entorpecentes é fundamental que as instituições de segurança unam suas forças. Tenho certeza que com a operação conseguiremos minimizar a entrada de drogas no nosso Estado e, assim, reduzir índices de criminalidade que estão associados à esse tipo de crime, como o roubo e homicídio", avaliou o secretário.

Além do secretário Diógenes, estiveram presentes na visita os comandantes da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino Farias; do Corpo de Bombeiros, coronel BM Aderson José Barbosa; delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia e do diretor geral da Politec, Rubens Okada.

A Operação Ágata 6 é realizada pelo Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, dentro da concepção do Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) para o combate aos delitos fronteiriços e ambientais na faixa de fronteira entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia, que abrange uma extensão aproximada de 4,2 quilômetros.

Além da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, integram a operação outras instituições como a Polícia Federal (PF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE