Um caminhão de mudança carregado com confecções, bolsas e sapatos femininos de uma empresa recém aberta em Mato Grosso foi flagrado sem nota pela equipe de fiscalização do Posto Benedito de Souza Corbelino, antigo rio Correntes (divisa com Mato Grosso do Sul). Pela infração, foi constituído crédito tributário no valor de R$ 89.925,38 entre imposto e multa.
No momento da abordagem, o condutor declarou que se tratava somente de mudança e que já havia parado no Posto Fiscal Benedito Corbelino e apresentado a nota de serviços. A apreensão ocorreu na última semana quando o caminhão foi abordado pela fiscalização volante no pátio da Polícia Rodoviária Federal (mineirinho).
Segundo os servidores do Posto, a fiscalização volante solicitou a apresentação das notas fiscais, mas o condutor disse não possuir nenhum documento além da nota de serviços da mudança. Após, o veículo foi encaminhado ao Posto Fiscal para a conferência física das mercadorias, momento em que se constatou R$ 134.216,98 em confecções, bolsas e sapatos femininos sem documentação fiscal.
O superintendente de Controle e Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), Jefferson Delgado, destacou que se trata de uma operação que tem sito feita periodicamente pela fiscalização. “Essas operações visam, principalmente, identificar veículos transportadores sem nota, bem como aqueles que não efetuam a parada nos postos fiscais”, concluiu.