O governo do Estado considerou como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Mato Grosso uma Limousine Willys Itamaraty Executivo e um Ford Landau Galaxie 500. “É importante conservar estes veículos que foram de grande valia para o nosso Estado nas décadas de 60 a 80, permitindo que hoje a população mato-grossense tenha acesso a estes bens históricos”, disse o secretário de Estado de Cultura, Fabiano Prates.
Lançado em 1977, o Landau Galaxie 500 era o carro mais luxuoso no Brasil na época. Em Mato Grosso foi usado por governadores e outras autoridades em visita ao estado. Ainda hoje é um automóvel que impõe pela sua beleza, linhas sóbrias e mecânica confiável.
Já o Itamaraty Executivo é um clássico nacional extremamente raro. Com apenas 27 unidades produzidas (edição limitada), o exemplar de Mato Grosso é o único que ainda é mantido por um Estado. O modelo pertencente ao patrimônio mato-grossense foi o 15º produzido, na década de 1960.
Estes dois modelos oficiais serviram o governo de Mato Grosso entre 1967 e 1983 e hoje fazem parte do Patrimônio Histórico do Palácio Paiaguás e ficam sob a guarda do Clube de Carros Antigos de Cuiabá. Os dois veículos integraram a exposição “Carros Históricos”, realizada em maio no Espaço Cultural Palácio do Governo. Eles permanecem expostos no Salão Nobre do Palácio Paiaguás. A visitação é aberta ao público.