terça-feira, 28/maio/2024
PUBLICIDADE

Fazenda de suspeito de tráfico irá a leilão em MT e dinheiro vai para Segurança Pública

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) publicou, no Diário Oficial do Estado que circulou no último dia 22 deste mês, o edital de leilão judicial de alienação antecipada de bens da fazenda Asa Branca. A propriedade foi adquirida com dinheiro oriundo de organização criminosa que agia no tráfico internacional de droga na região Oeste e foi dada perdimento pela Vara Criminal de Cáceres em favor da Segurança Pública.

O leilão acontecerá em duas praças: a primeira no dia 8 de outubro, às 9h, na sala de Crise da Secretaria de Segurança Pública. A segunda no dia 20 de outubro, no mesmo horário e local.

No dia 10 de junho deste ano, mais de R$ 3 milhões foram arrecadados no leilão judicial de 1.603 cabeças de gados que estavam na fazenda, localizada a 40 quilômetros de Cáceres. O dinheiro já foi investido na compra de 1,2 mil pistolas para as polícias Civil e Militar, 40 fuzis e 50 submetralhadoras modelo HK. Uma parte, 600 pistolas, já foram entregues para a Polícia Militar.

A reversão do dinheiro do crime para investimentos na Segurança Pública é uma ação inédita no Estado. “Esse evento é histórico, pois estamos tornando realidade a pretensão de todo cidadão de bem de tirar o patrimônio oriundo do crime em favor da segurança pública”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque.

O secretário reforça que, do ponto de vista legal, a compra da fazenda está acobertada por decisão judicial e por arcabouço jurídico, o que assegura ao comprador total segurança de que o patrimônio será imediatamente transferido para a sua propriedade. “Os valores auferidos serão depositados em uma conta exclusiva da Segurança Pública e empregados em investimentos para modernização das instituições policiais e equipamentos”.

Entenda o caso – a operação conjunta do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), no dia 13 de novembro de 2014, levou à prisão de quatro pessoas, apreensão de cerca de 150 quilos de pasta base de cocaína e vários veículos, na fazenda.

Tudo começou quando os policiais foram cumprir um mandado de prisão expedido pela comarca de Araçatuba, Estado de São Paulo, em desfavor de A.B.B. O suspeito estava sendo monitorado há pelo menos um ano pelo setor de Inteligência do Gefron.

No dia 11 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal o encontrou conduzindo um veículo Dodge Ram. No momento da abordagem, ele disse aos policiais um nome falso. Porém, como os policiais já o conheciam e sabiam que ele tinha uma propriedade rural no distrito do Caramujo, de posse do mandado de prisão, o encaminharam ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Cáceres.

No dia 12, os policiais se deslocaram até a fazenda, de propriedade do suspeito, onde encontraram várias armas, entre elas, um fuzil ponto 30, várias pistolas e muitas munições de diversos calibres.

Em revista nos fundos da sede da fazenda, os policiais encontraram enterrados 124 tabletes de pasta base de cocaína.

Dois funcionários do suspeito foram presos na ocasião. Diversos veículos que estavam no local, entre carros e motos, também foram apreendidos. “Essa é a primeira de uma série de outras ações integradas que virão dentro da nova estratégia da Segurança Pública de cortar o fluxo financeiro do crime no Estado”, disse o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Sorriso notifica mais de 80 proprietários de terrenos sujos em Sorriso

A Prefeitura de Sorriso divulgou um novo edital contendo...

Prefeitura em Mato Grosso abre concurso público com 60 vagas e salários de até R$ 15,1 mil

A prefeitura de Campinápolis (544 quilômetros de Cuiabá) abriu...

Unemat abre inscrições para contratação de professores em campus

A Unemat publicou edital de abertura de contratação temporária...
PUBLICIDADE