PUBLICIDADE

Família de detento morto em rebelião quer indenização de R$ 1,2 milhão

PUBLICIDADE

A família do reeducando Uenes Brito dos Santos, morto no dia 20 de junho durante rebelião na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, ingressou na justiça contra o Estado cobrando indenização por danos morais e materiais. A ação alega prejuízos sofridos para a mãe, a esposa e as duas filhas do detento e que todas sejam indenizadas individualmente, pois cada uma tinha um laço afetivo com Uenes e dependiam financeiramente do mesmo. O montante da indenização pedido na ação é de R$ 1,2 milhão.

A medida foi ajuizada pelo defensor público Jucélio Fleury Neto, que auta em Canarana, onde a família do detento mora. Em face dos danos causados à família com a morte do preso, justamente pelo ente público que deveria zelar pela integridade física do mesmo, a mãe e a esposa de Uenes agora buscam ressarcimento pela perda. “A responsabilidade do Estado decorre do dever de guarda do detento, que deveria assegurar sua integridade física”, afirma o defensor.

Para o defensor, “a conduta dos policiais é, em parte, de responsabilidade do Estado, devendo o ente público arcar com as responsabilidades, neste caso amparar a família de Uenes”, explicou. Fleury ainda lembra que a Constituição da República aponta no artigo 37, parágrafo 6º, que as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes causarem a terceiros.

Uenes foi morto no dia 20 de junho durante uma rebelião na unidade prisional. Atingido por policiais durante o motim, o detento teve como causa da morte, atestada em certidão de óbito, disparo de arma de fogo. O detento tinha 22 anos e ele aguardava progressão ao regime semi-aberto. Não foi revelado qual o crime que ele cometeu para cumprir pena na peniteciária em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE