segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Famato diz que MT Legal traz benefícios e riscos para produtores

PUBLICIDADE

O Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural, o MT Legal, apresentado ontem pelo Governo do Estado, traz benefícios e riscos para o setor produtivo rural, aponta a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O governo aponta que os agricultores poderão aderir, legalizar suas áreas, sem que sejam punidos. “Agora, por qualquer outra coisa que vierem a fazer no futuro, pelo não cumprimento das regras ambientais estabelecidas, eles serão penalizados, voltarão ao status em que estão agora”, explicou o governador Blairo Maggi.

No entanto, a Comissão Mista de Meio Ambiente da Famato que realizou uma série de discussões e negociações em relação à proposta do MT Legal, considerou o programa aquém das necessidades dos produtores em promover a regularização ambiental, principalmente em função da legislação federal que deve ser obedecida e impede muitos avanços. A Comissão defende ampla divulgação junto ao setor, de todos os pontos do decreto, a fim de que o produtor rural tenha pleno conhecimento das novas normas e só então possa tomar a decisão de aderir ou não ao programa.

“Um ponto importante que fizemos constar no decreto é que os eventuais benefícios advindos de prováveis mudanças na legislação federal e com a aprovação do Zoneamento serão imediatamente incorporados ao Programa MT Legal, isso com certeza significa avanço”, destacou o presidente da Famato, Rui Prado.

Entre outros avanços conquistados estão o respeito ao direito adquirido e a possibilidade de regularizar a reserva legal fora da propriedade. “Diante de tantos problemas que o setor enfrenta para conseguir a regularização ambiental, O MT Legar surge como uma boa oportunidade neste processo. “Os produtores precisam da regularidade ambiental a fim de produzir e comercializar, evitando fiscalização e multas”, revelou o presidente da Comissão, Ricardo Arioli.

A Comissão Mista de Meio Ambiente da Federação continuará trabalhando para que os problemas que surgirem durante o cadastramento dos produtores sejam resolvidos da melhor forma possível.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE