A lentidão e desorganização do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura) em Mato Grosso vão postergando a recuperação da BR-163 no vergonhoso trecho entre Sinop e Sorriso.
Do São Cristóvão (perímetro urbano de Sinop) até o Posto Celeste – 50 km- o estado da rodovia é uma vergonha. Buracos nos dois lados da pista e só foi colocado cascalho em parte dos trechos em péssimo estado. Desde maio que foi autorizada uma empreiteira recuperar a rodovia. 36km de Sorriso em direção a Sinop foram recuperados.
Nilo Fleury, engenheiro do DNIT em Sorriso, disse que as obras atrasaram por falta de massa (emulção asfáltica, brita e piche) mas que já chegará uma remessa amanhã. Fleury disse o trabalho neste trecho não reinicia agora. Primeiro será feito tapa buracos entre Sorriso e o distrito de Primaverinha – próximo a Lucas do Rio Verde e 15 dias depois a empreiteira volta a trabalhar no trecho de Sinop.
Enquanto o trabalho de recuperação vai a passos de tartaruga, motoristas são obrigados a perder tempo e bancar prejuízos com pneus estourados, rodas amassadas, suspensão danificada além dos riscos de acidentes ao desviar de buracos.