A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou, neste sábado, as buscas à aeronave matrícula PR-JHR, modelo Cirrus SR22, que decolou na quarta-feira (19) de Novo Progresso (PA) com destino a Telêmaco Borba (PR), mas acabou desaparecendo em Mato Grosso. O Salvaero (Salvamento Aeronáutico) Amazônico coordena as ações, que mobilizam cerca de 20 militares e uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Avião, Esquadrão Pelicano, especializado em Busca e Salvamento.
Em nota enviada ao Só Notícias, a assessoria da FAB informa que o primeiro tenente Antonio Marcos Pontes Baptista, coordenador de missão SAR, a aeronave segue um padrão de buscas em que são delimitadas áreas de varredura e toda a operação é acompanhada via satélite pelo Salvaero Amazônico, no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus (AM).
“Enquanto a tripulação do SC-105 atua nas buscas, os militares do Salvaero procuram informações que possam nortear a missão, tais como sinal de rede telefônica, informações de moradores da região e contatos com familiares”, afirmou Baptista, por meio de assessoria.
Ontem, o avião SC-105 Amazonas da FAB cobriu uma área de 313 km quatroados e voou 8h50 na região próxima à Novo Progresso (PA), na sexta-feira (21).
A aeronave era pilotada por Daniel Martins, 55 anos, e teria que fazer uma parada em Rondonópolis, seguindo posteriormente viagem até Telêmaco Borba. Um amigo do piloto o esperava em Rondonópolis, porém, ele não pousou no município. "Ele nem chegou em Rondonópolis. Quando ele saiu de Novo Progresso, o tempo estava nublado, mas a nossa esperança é que ele tenha acionado o paraquedas e seja localizado o quanto antes", disse Marcelo Pucci, que também é piloto.
Daniel é piloto comercial e estaria sozinho na aeronave. Esta seria a terceira vez que ele faria este trajeto.