quinta-feira, 2/maio/2024
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FAB nega existência de buraco negro no espaço aéreo no Nortão

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A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota negando a existência de um ‘buraco negro’ no radar do controle aéreo brasileiro, na região em que ocorreu o acidente entre o boeing da Gol e o jato Legacy, no dia 29 de setembro, em que 154 pessoas morreram, no Nortão de Mato Grosso.

O ponto cego, que chegaria a milhares de quilômetros quadrados, dentro da área do Cindacta de Brasília, foi revelado por um contraolador de vôo, que atua há 20 anos na profissão, em entrevista ao Fantástico, no último domingo.

A Fab esclareceu que o radar é uma ferramenta de auxílio ao controle de tráfego aéreo, que também é feito por meio de rádios controladores. Conforme nota, abaixo de 20 mil pés podem existir áreas com detecção limitada, porém, o fluxo de tráfego aéreo é menos significativo e há cobertura via rádio.

A colisão entre as duas aeronaves ocorreu a 37 mil pés. Pelo plano de vôo, o Legacy deveria estar a 38 mil pés, mas isso não ocorreu. Uma possível falha de comunicação entre a torre de controle e os pilotos do jato podem ter causado o acidente. Em seus depoimentos, os pilotos alegaram que perderam contato com a torre após sobrevoarem Brasília e mantiveram a orientação de seguir a 37 mil pés.

A Polícia Federal de Mato Grosso ainda investiga as causas do acidente.Na semana passada o delegado Rubens Maleiner interrogou os 13 controladores de tráfego aéreo que trabalham no dia do acidente. Nos próximos dias, a Polícia Federal também vai analisar as gravações das caixas-pretas das duas aeronaves, que foram entregues pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), por determinação da Justiça Federal de Sinop.

Os pilotos do jato Legacy, que após a colisão conseguiu pousar, também deverão depor.

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