A Expolucas certamente mostrará muitas novidades para milhares de pessoas que passarão pelo parque a partir desta sexta-feira. Além de modernas máquinas agrícolas, veículos, caminhões, dentre muitos outros, onde os visitantes poderão conhecer o que há de mais sofisticado em tecnologia, a Expolucas reservará algumas surpresas.
Uma das grandes novidades será o jardim sensorial que auxiliará deficientes visuais, auditivos ou táteis, deficientes motores com alteração de marcha, equilíbrio e propriocepção e também a quem necessite relaxamento e contato com a natureza para retomar a integração de seu corpo e de seus sentidos. O projeto criado nos Estados Unidos, nos anos 90, e hoje é usado como forma de terapia, nos tratamentos de deficiências. Durante a expolucas, os visitantes poderão visitar o jardim, montado por uma empresa e, no local, haverá sempre um técnico explicando e orientando aos visitantes.
No dia-a-dia temos a impressão de perceber tudo através dos olhos, como se os outros sentidos estivessem adormecidos. A função do jardim sensorial é a de retomar esses sentidos, avivar a percepção adormecida, torná-la real novamente, estimulando, além dos sentidos clássicos da visão, audição, olfato, gustação e tato, a propriocepção e o equilíbrio, sentidos integradores, mas esquecidos.