O Comando de Fronteira Jauru/66° Batalhão de Infantaria Motorizado e a Polícia Militar de Proteção Ambiental realizaram ação conjunta em Colniza (1.053 quilômetros de Cuiabá) desde o último dia 19 e foram finalizados hoje, resultando na interdição de 1.073 m³ de madeira serrada e 457 m³ de toras de madeira nativa, gerando multa R$ 554,6 mil para uma empresa que operava ilegalmente.
A ação faz parte da Operação Verde Brasil 2. Durante o período, as tropas do Exército Brasileiro e da Polícia Ambiental também realizaram patrulhamento aéreo com intuito de localizar áreas desmatadas no Parque Estadual Juruena e foram feitas fiscalizações na região, com objetivo de reprimir a ilícitos e combater crimes ambientais.
A operação é coordenada pelo Conselho Nacional da Amazônia, sob regência do vice-presidente, Hamilton Mourão, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.
Desde que foi deflagrada, em maio de 2020, os militares e agentes de órgãos parceiros realizam trabalho ostensivo de fiscalização, apoio a órgãos civis e ações de conscientização da população sobre educação ambiental.