O ex-presidente Itamar Franco (PMDB) declarou hoje apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência. O apoio, selado hoje, foi declarado num encontro intermediado pelo governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), candidato à reeleição.
“É um caminho que se anunciava natural. Acho que tem um impacto importante até pelo simbolismo. Itamar simboliza o que a política brasileira tem de melhor no campo ético, moral, dos princípios. E eu acho que o Geraldo ganha hoje o mais importante apoio à sua candidatura”, disse Aécio.
No encontro, Itamar elogiou o esforço de Aécio para selar o apoio. “Chegamos a este entendimento não só pelas qualidades do nosso candidato à Presidência da República, mas, sobretudo, por um pedido do meu querido governador Aécio Neves”, afirmou Itamar.
A opção do ex-presidente por Alckmin é uma reação à interferência do Palácio do Planalto nas eleições em Minas Gerais. Com a conivência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT trabalhou por uma aliança com o PMDB em Minas que garantiu a Newton Cardoso –inimigo político de Itamar– a vaga da coligação para a disputa ao Senado. Sem legenda, Itamar ficou fora da eleição, apesar de as pesquisas indicarem que ele tinha 70% das intenções de votos.
“Eu convidei o presidente Itamar Franco para nos ajudar, com sua experiência de quem já foi presidente da República”, afirmou Alckmin.