sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Ex-policial em Sinop e ex-diretor da cadeia de Sorriso são condenados por tortura

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza

A juíza da 2ª Vara Criminal, Débora Roberta Pain Caldas, condenou o ex-policial militar Atílio Soares de Souza e o ex-diretor da cadeia pública de Sorriso, agente penitenciário Adomires Soares Sampaio, pelo crime de tortura. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), no dia 21 de junho de 2002, a dupla submeteu três jovens, com idades entre 14 e 18 anos, “que estavam sob seu poder ou autoridade, com emprego de violência, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de obter informação, declaração ou confissão quanto à autoria de um crime ocorrido”.

Uma das vítimas relatou que foram “autuados pelos acusados na Gleba Mercedes e durante o percurso até a delegacia desta cidade, mais especificamente nas proximidades da balsa do Rio Teles Pires, os acusados lhe agrediram com um pedaço de madeira nos pés e onde mais acertassem os golpes, esclarecendo que enquanto um dos acusados lhe golpeava com a madeira o outro pisava em seu pescoço, bem como engatilhavam e disparavam uma arma de fogo em sua direção, a qual estava sem munição”.

Em depoimento, Adomires disse que só soube da denúncia quando foi intimado e que não se recordava do que aconteceu durante as diligências naquele dia. Já Atílio negou os fatos e disse que os jovens eram “problemáticos” e já haviam sido excluídos da escola. Ele garantiu que os rapazes não foram torturados, nem por ele, nem pelos agentes penitenciários. Segundo sua versão, os jovens tinham brigado no colégio e que alguns já estavam machucados antes de serem detidos.

Para a juíza, “a negativa de autoria por parte dos acusados não é suficiente para abalar o conjunto probatório produzido, o qual demonstra a materialidade do crime e a autoria por ambos, notadamente por tratar-se de versões isoladas nos autos e estarem, as palavras das vítimas, em sintonia com as provas colhidas em juízo, com as informações coligidas na delegacia de Polícia e com o laudo de exame de corpo de delito”.

Atílio e Adomires foram condenados a três anos e seis meses de detenção, cada. Eles terão que cumprir a pena em regime aberto, porém, ainda podem recorrer em liberdade.

O ex-PM foi expulso da corporação em 2011, acusado de corrupção passiva. Adomires, por outro lado, foi sentenciado, em 2013, por homicídio qualificado, contra a vítima Ademir Hoffman. A pena foi retificada pelo Tribunal de Justiça em 18 anos de reclusão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE