Um amplo debate sobre a melhoria das obras públicas executadas em Mato Grosso ocorrerá durante o “2º Fórum Qualidade em Foco”, nesta quinta e sexta-feira, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento contará com uma série de palestrantes de renome dos setores público e privado de todo o país. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), pela Rede de Controle da Gestão Pública – que combate a corrupção e faz ações para melhorias das políticas públicas – e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT).
Ao longo do evento, serão abordados temas como planejamento, redução de custos, uso da tecnologia e moral da organização. Todos serão discutidos em palestras e também em mesas-redondas com debatedores ligados aos temas, envolvendo gestores, secretários estaduais e municipais de Obras Públicas, Infraestrutura e Cidades, procuradores jurídicos, controladores internos, entidades de classe, empresários, faculdades de Engenharia e Informática e sociedade em geral.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, o momento econômico brasileiro é o mais difícil deste século. No entanto, mesmo neste contexto é preciso estabelecer estratégias eficazes para manter os investimentos para impulsionar a infraestrutura, um dos maiores gargalos de Mato Grosso, e também não deixar perder a qualidade das obras executadas pelo governo do Estado.
"A exigência de qualidade das obras é um dos nossos principais objetivos, porque entendemos que uma obra mal feita gera um impacto muito grande na vida do cidadão que paga seus impostos. Preocupados com isso, nós, da Sinfra, implantamos nesta gestão dois laboratórios – um fixo e outro móvel – que buscam assegurar que todas as obras executadas pelo Pró-Estradas tenham um padrão de qualidade, evitando assim o desperdício de recursos públicos neste que é um ano complicado para toda a economia nacional".