quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Estado custeará tratamento com “maconha medicinal” para criança com paralisia cerebral no Médio Norte

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Após ação da Defensoria Pública de Mato Grosso, a Justiça determinou o fornecimento do medicamento canabidiol para o tratamento de um menino de apenas 9 anos, diagnosticado com paralisia cerebral e epilepsia, morador de Tangará da Serra (242 km de Cuiabá). Com a decisão judicial, o Estado forneceu o remédio de dezembro do ano passado até julho deste ano.

Porém, segundo a família, o jovem ainda não recebeu as doses de agosto e setembro. O menor apresenta sequela de prematuridade e sofrimento perinatal, necessitando de acompanhamento contínuo multiprofissional, devido ao risco de apresentar crises convulsivas prolongadas, podendo evoluir para problemas neurológicos, piora da cognição, e até mesmo morte súbita, conforme laudo médico.

Assim que foi procurado pela família, o defensor público Daniel de Souza Pinto ingressou com uma ação cominatória para cumprimento de obrigação de fazer, com pedido de tutela de urgência, em face do município de Tangará da Serra e do Estado de Mato Grosso, no dia 17 de setembro de 2021.

Na inicial, o defensor solicitou o fornecimento urgente do medicamento Canabidiol 20 mg ou outros que venham a ser prescritos pela equipe médica, além do bloqueio das contas dos entes públicos em caso de descumprimento da decisão. Logo depois, no dia 23 de setembro, a juíza Leilamar Aparecida Rodrigues deferiu a liminar, determinando que o Estado e o município fornecessem imediatamente à criança o canabidiol, pelo período e dosagem recomendados.

De acordo com a prescrição médica, a criança precisa fazer uso contínuo do medicamento, sendo cinco gotas de 12 em 12 horas, na fase inicial. O canabidiol é ainda associado a outros medicamentos anticonvulsivantes, como Depakene 50 mg, Frisium 10 mg e Sabril 500 mg.

A família recebeu uma caixa com 12 unidades de canabidiol, que durou até fevereiro de 2022. Como o Estado interrompeu o fornecimento, a Defensoria Pública novamente teve que solicitar o envio do remédio na Justiça. “Veio de novo em maio, junho e julho. Em agosto, não veio mais”.

A mãe conta que uma caixa de Canabidiol 20 mg, que dura apenas seis dias, custa R$ 276 na rede particular. “Como ele é muito caro, tive que fazer rifa para comprar, já que fiquei sem em agosto e setembro”, revelou.

Atualmente, o menino toma 5 ml de canabidiol por dia – cada frasco contém 30 ml. O tratamento com o medicamento tem apresentado resultados animadores.

“O remédio é muito bom mesmo. Antes, meu filho usava quatro medicações para convulsão. Ele convulsionava sempre. Pelo menos uma vez ao ano tinha uma convulsão super forte. Depois do canabidiol, nunca mais teve. Na parte alimentar, não aceitava nada, apenas sopa. Agora, ele come de tudo, frutas, ovo. A compreensão dele melhorou, consegue soltar uma ou outra palavra”, detalhou a mãe.

Como se não bastasse a batalha judicial para conseguir o remédio, a família ainda tem que lidar com o preconceito que existe em torno do canabidiol, derivado da cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha.

“Esse preconceito tem até dentro da área médica. É muito difícil conseguir receita para esse remédio. A maioria acha que esse remédio vai dar ‘um barato’”, contou.

Recentemente, nos Estados Unidos, 33 dos 50 estados liberaram o uso medicinal da maconha. Há muitos anos, médicos do mundo inteiro já prescrevem canabinoides (derivados da Cannabis) para o tratamento de epilepsia, paralisia cerebral, e, mais recentemente, para combater dores crônicas e até mesmo para o controle de ansiedade.

Em 2014, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou o uso compassivo do canabidiol, no Brasil, para tratamento de epilepsia em crianças e adolescentes que não tiveram melhoras no quadro clínico após passar por tratamentos convencionais. Atualmente, já existe um fitofármaco à base de Cannabis produzido no país e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Na realidade, as pessoas precisam se informar primeiro. Ver a bula, do que é feito, o laboratório. Infelizmente, por conta desse preconceito, tem muita gente que acaba nem usando”, disse a mãe.

Segundo ela, é importante debater esse tema, pois muitos pais ainda têm receio de utilizar o canabidiol no tratamentos dos seus filhos. “É bem legal divulgar. É um medicamento muito bom. Não é feito em casa. É produzido por um laboratório do Paraná”, declarou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista morre após carreta tombar na BR-163 em Guarantã do Norte

O acidente envolvendo um veículo de carga não identificado...

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Dois morrem em colisão entre caminhões e carreta na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo dois caminhões VW brancos e uma...
PUBLICIDADE