O esmagamento de soja em Mato Grosso atingiu 930,59 mil toneladas, representando um incremento de 6,91% em comparação com setembro, informou, ontem, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Esse aumento mensal está atrelado à retomada de algumas indústrias que interromperam o processamento para manutenção em setembro e retornaram às atividades em outubro.
Por outro lado, quando comparado ao mesmo período do ano passado, o volume esmagado registrou queda de 10,96%, reflexo da menor demanda pelos coprodutos neste período. O IMEA acrescenta que, ao analisar o volume acumulado entre janeiro e outubro, o Estado registrou 10,88 milhões de toneladas, alta de 2,60% frente ao mesmo intervalo de 2024.
Esse desempenho foi sustentado pela maior capacidade de processamento das indústrias, pela ampla oferta de soja e pela demanda aquecida, sobretudo no primeiro semestre do ano. Por fim, a margem bruta das indústrias em outubro encerrou o mês com média de R$ 473,28/tonelada, avanço mensal de 8,59%, motivado pela maior queda nos preços da soja em grão em relação aos coprodutos.


