sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Equipes começam a definir calendário para coleta de entulhos no próximo ano em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O calendário de coleta de entulhos para 2020 e as ações para o fim de 2019 começaram a ser definidos. A comissão de limpeza urbana de Sorriso decidiu pela permanência do calendário durante as festividades de fim de ano. “Não teremos intervalos na coleta”, explica o secretário de Governo, Marlon Zanella. Além disso, outra novidade é a implantação de ecopontos de coleta em locais estratégicos. Zanella explicou  que esses locais ainda estão em análise. “A intenção é fortalecer a consciência ambiental da nossa população e buscar o comprometimento em cumprir o calendário e coibir práticas que possam levar à transmissão de doenças”, ressalta.

Implantando em abril de 2017, o calendário de coleta de entulhos é realizado pela secretaria de Obras e Serviços Públicos e atende atualmente 100 bairros em oito ciclos anuais. São recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos sólidos oriundos da limpeza de jardins, como folhas e restos vegetais que possam ofertar riscos à saúde. Esses resíduos devem ser acomodados preferencialmente em sacos com capacidade de até 60 quilos e não mais bags.

Não são coletados entulhos provenientes de podas de árvores e restos de construção civil e resíduos industriais que devem ser levados pelo próprio morador no Depósito de Resíduos Sólidos do Município. Outro alerta é para o período que o entulho deve ser disposto para coleta. O ideal é acompanhar o calendário para dispor.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Ações Integradas (NAI), Maurici Alves, diariamente são coletadas cerca de 30 cargas de entulho. Com o início do período chuvoso nos meses de setembro e outubro ocorreu um aumento de 40% do volume coletado. “Temos observado esse aumento todos os anos. Ele é causado pelas próprias condições climáticas, com o início das chuvas e dos ventos muitos galhos acabam caindo”, explica.

Além do trabalho de coleta, o Núcleo realiza os serviços de limpeza de bocas de lobo de forma coordenada com os agentes comunitários de saúde, que apontam as situações mais graves. No entanto, a população pode e deve informar sobre locais que necessitem de ação de limpeza emergencial. Basta ligar para a secretaria de Obras.

Cabe destacar que assim que o terminar a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e até multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta. O mesmo vale para quem for flagrado depositando folhas ou lixo nas bocas de lobo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fiscalização do MP revela precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de MT

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Audiência pública discute soluções atividade garimpeira no Nortão

Na noite desta quinta-feira, foi realizada em Peixoto de...

Acusado de executar homem com 17 tiros em Lucas será levado a júri popular

Um dos suspeitos de assassinar João Rafael Fernandes, de...

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...
PUBLICIDADE