PUBLICIDADE

Equipamento de infravermelho é utilizado pela Politec na identificação de explosivos

PUBLICIDADE

Um novo equipamento adquirido pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) possibilitará mais agilidade na realização de perícias em química e a ampliação da carta de serviços do Laboratório Forense. Importado dos Estados Unidos, o Sistema de Espectometria Infravermelha com Transformada de Fourier (FTIR), começou a ser utilizado pela Gerência de Perícias em Química Forense e possibilitou a primeira identificação de um tipo de explosivo de uso militar que foi utilizado em assalto a bancos.

O equipamento é capaz de detectar resíduos microscópicos e utiliza técnica não-destrutiva de prova, ou seja, preserva o material mesmo após a análise. Também é empregado na realização de exame definitivo de drogas, por meio da pesquisa de entorpecentes, além de identificar diversos tipos de substâncias comumente encaminhadas à perícia, como agrotóxicos, acelerantes, polímeros, entre outras substâncias sólidas.

Por meio de um laser de radiação infravermelha, o aparelho analisa a energia de vibração das moléculas que compõem as substâncias, gerando um espectro que é comparado com outros presentes na biblioteca do sistema.

Conforme o perito criminal Paulo Sérgio Vasconcelos, o equipamento permite constatar, em 15 segundos, a composição química das substâncias e a porcentagem das mesmas, ao acessar um banco de dados do sistema. “Uma perícia que demorava praticamente o dia todo para ser concluída poderá ser feita em questão de segundos, trazendo maior precisão aos laudos. Esta aquisição representa um avanço para a Politec, que poderá contribuir de forma célere na redução dos passivos e na resposta sobre os mais diversos crimes”, avalia.

Ainda conforme o perito, o espectrômetro será apresentado aos policiais do Esquadrão Anti-Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que poderão acompanhar os testes no sistema, para a detecção de diferentes tipos de explosivos.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem 38 incêndios florestais neste domingo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu...

Santa Carmem recebe mutirão da cidadania com serviços gratuitos

Moradores de Santa Carmem (40 km de Sinop) receberam,...

Novo centro

Foi inaugurado, há pouco, o novo prédio do Centro...
PUBLICIDADE