Os presidentes do Sindicado das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Sigfrid Kirsch, o "Zico", e da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Nilson Ribeiro, criticaram a demora no processo de liberação dos Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI), instalados há mais de nove meses no aeroporto municipal presidente João Figueiredo. A homologação depende do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Nos últimos 10 dias, diversos voos foram cancelados ou não pousaram em Sinop devido ao mau tempo e a falta de equipamentos para auxiliar nos pousos.
Nilson disse, ao Só Notícias, que a morosidade por parte do Cindacta coloca em risco a segurança física dos passageiros. “Essa incerteza de saber se (aeronave ) conseguirá ou não chegar no destino planejado na data e horário prejudica muito nossa economia local. É muito séria essa falta de segurança. Não vemos com bons olhos essa demora para legalizar os equipamentos instalados. Os investidores não têm esse tempo para esperar o tempo melhorar para conseguir chegar na cidade. É necessária a união das entidades e dos poderes públicos para conseguir dar agilidade no processo de liberação. É uma questão de segurança”, cobrou.
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras considerou "lamentável essa situação. São negócios que deixam de ser feitos por não ter condições de chega nas outras cidades no tempo certo. Vamos nos reunir com as entidades e sentar com a nova gestora [Rosana Martinelli] para saber o que pode ser feito. É inadmissível que isso ainda esteja ocorrendo no nossa cidade. Sinop representa toda uma região. Isso tem que ser resolvido com urgências. São vidas que estão em jogo. Além disso, as companhias aéreas vão acabar desistido de operar com escala no aeroporto de Sinop”, destacou Kirsch.
A prefeita eleita Rosana Martinelli (PR) reconheceu a necessidade de solucionar o problema e buscar a homologação dos equipamento com urgência. “Precisamos homologar esses equipamentos e dar agilidade ao processo. Nós sabemos dessa necessidade. É primordial o bom funcionamento do aeroporto. Será uma das primeiras ações da nossa gestão. Esses atrasos e cancelamentos geram transtornos muito grande. Além disso, o aeroporto é a porta de entrada de novos investidores. Nós prezamos e queremos consolidar o município como polo regional. Estamos buscando melhorias e ampliação para entrada de novas companhias. Porém, para que isso ocorrer é necessário ter os equipamentos homologados e regularizados”.
O gestor de segurança operacional de uma empresa de formação de novos pilotos, Otávio Freo, explicou, ao Só Notícias, que todos os pousos e decolagens que ocorrem no aeroporto de Sinop são feitos visualmente pelos pilotos. “O PAPI são luzes que indicam posição da pista e descida para as aeronaves. Havendo funcionado os pilotos terão posicionamento ideal. As aeronaves de companhia não geram questão de insegurança porque a empresa adota normas de segurança e estabelece teto mínimo de descida. Não gera perigo, mas ocorre todo um transtorno do cancelamento de voo. O piloto fica inseguro no pouso e acaba retornando ao destino de origem. Se existisse iluminação, aumentaria em pelo menos 80% a chance de conseguir pousar com tranquilidade", explicou.
Freo disse ainda que além dos transtornos causados aos passageiros a empresa obtém desgastes financeiros e o deslocamento aéreo acaba ficando inviável. “Esses cancelamentos gera um auto custo operacional e financeiro muito grande. A empresa despacha aeronave ao destino, mas não consegue aterrissar e retornar. Depois, a companhia necessita despachar os passageiros em ônibus ou recolocar em outros voos. Nesta época dificulta tudo. O desgaste dos pilotos é maior. A tensão e o cansaço aumentam devido a falta de auxílio", acrescenta.
Conforme Só Notícias já informou, os equipamentos foram adquiridos, em março deste ano, de uma empresa por aproximadamente R$ 460 mil, valor pago pela Colonizadora Sinop, que doou ao município. A iluminação foi instalada nas laterais da pista do aeroporto e devem ajudar os pilotos a saber se as aeronaves estão em altitudes corretas para aterrissagem.