Foram elaboradas ontem, em Sinop, as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente que acontece em Cuiabá nos dias 28 a 30. As propostas foram elencadas durante um seminário, que reuniu 130 pessoas entre representantes de sindicatos, Ongs, entidades e empresários.
“Várias instituições presentes já estão se organizando para participar do evento estadual, no intuito de defender suas opiniões e eleger delegados que irão a Brasília, concluir as propostas pertinentes à temática ambiental e que deverão nortear as políticas públicas de meio ambiente em âmbito nacional”, disse a analista ambiental do Ibama Karina Ferreira de Barros.
Os temas discutidos foram sobre biodiversidade e florestas, qualidade ambiental nos assentamentos humanos, água e recursos hídricos, elementos de uma estratégia nacional para o desenvolvimento sustentável, fortalecimento do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) e controle social.
Durante a conferência estadual também serão elegidos os delegados que irão participar da conferência nacional, que acontece em Brasília no mês de dezembro.
Autoridades e empresários também se reuniram ontem em Guarantã no Norte para elaborar as propostas do município, para mobilizar a região sobre as questões ambientais.