O Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec) será aberto hoje, às 19h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Promovido pela Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso) de dois em dois anos, o evento aglutina os diferentes elos das cadeias da pecuária de corte e de leite, suinocultura, avicultura, eqüideocultura, apicultura, ovinocultura e aqüicultura.
Líderes políticos, entre eles o governador Blairo Maggi, representantes de entidades de classe do agronegócio de todo o país estarão na abertura do evento, que também terá representantes oficiais de países que mantêm importantes parcerias comerciais com o Brasil, como Argentina e Rússia.
Na cerimônia também serão prestadas homenagens a dois homens públicos que dedicaram as vidas ao desenvolvimento de Mato Grosso e que faleceram recentemente: o ex-senador Jonas Pinheiro e o ex-secretário Cloves Vettorato.
Até sexta-feira (30) serão 36 palestras setoriais, duas magnas, o fórum “Sustentabilidade é negócio?” e uma feira de produtos e serviços. Além de fomentar a informação qualificada e de apontar rumos para o setor, haverá dois lançamentos de livros no Enipec: um sobre o capim andropogon e outro com um inédito diagnóstico sobre a cadeia da pecuária de corte de Mato Grosso, dono do maior rebanho bovino do país.