Duas escolas estaduais de Mato Grosso se destacaram negativamente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013. Com 382,61 pontos, a Escola Estadual Benedita Augusta Lemes, que fica em Jangada, obteve a pior média em Matemática, entre todas escolas brasileiras. Já a Escola Estadual Benedita Augusta Lemes, com 384,74 pontos, no município de Alto Paraguai, foi a pior classificada na área de Ciências Humanas.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação da prova, apenas uma escola pública ficou classificada entre as 25 melhores no Estado. O ranking aponta ainda que, 89% das escolas da rede estadual não superaram a média nacional destas instituições – que é de 483 pontos – no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.
Apesar disso, o resultado ainda é melhor do que o apresentado em 2012, quando apenas 1% das escolas no Estado superaram a média brasileira. No Centro-Oeste, Mato Grosso ficou com a pior colocação. Em nível nacional, o Estado ficou a frente de dez estados, todos das regiões Norte e Nordeste. A nota obtida também está distante da média das instituições privadas do país, que é de 570.
Segundo o Inep, instituições que não alcançaram 500 pontos são classificadas no nível 1, o mais baixo. Os dados levam em conta médias ponderadas com o número de alunos e foram tabulados pela equipe Meritt, empresa de informação educacional. No Brasil, as redes estaduais concentram 85% dos alunos do ensino médio.
O Enem de 2013 foi feito por mais de 5 milhões de estudantes em todo o país. As notas são usadas para ingresso em instituições públicas, participação em programa de intercâmbio, obtenção de bolsas e financiamento em instituições privadas e também para certificar o ensino médio.