PUBLICIDADE

Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas inicia com seminário em MT

PUBLICIDADE

O Seminário "Regulação e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos em Mato Grosso", coordenado pelo Ministério Público Estadual, com a participação de membros do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e Promotores de Justiça de Defesa Ambiental, abriu, hoje, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a programação do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Organizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob), em parceria com o governo do Estado, o evento tem por objetivo possibilitar que os comitês de bacias e demais atores identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, além de apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

O procurador de Justiça do Meio Ambiente de Mato Grosso, Luiz Escalope, durante a abertura do Seminário, destacou o trabalho realizado junto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), na mobilização da sociedade para a criação de 14 comissões pró-comitês de Bacias Hidrográficas em Mato Grosso, nos últimos quatro meses. "Hoje Mato Grosso tem um projeto nesse sentido e, o grande estimulo para isso é a realização do XIV Encob, aqui no estado".

Durante o Encob, serão anunciadas a criação de mais dois Comitês de Bacias Hidrográficas em Mato Grosso, o do Rio São Lourenço e o da Margem Esquerda do Alto Teles Pires.

Para o coordenador do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas, Mato Grosso mais uma vez dá um passo importante na discussão da gestão participativa dos Recursos Hídricos. "Nossa idéia é fortalecer os Comitês para que possam funcional de forma plena, com todos os seus instrumentos de Gestão", destacou ele ao lembrar que o Estado, por ser um produtor de água é estratégico em relação a essas discussões.

Lupercio Ziroldo, coordenador da Rebob, salientou o exemplo que Mato Grosso vem dando ao encabeçar o esforço no sentido de incentivar a criação de novos Comitês de Bacias Hidrográficas. "Hoje, em todo o Brasil, mais de 70 mil pessoas estão envolvidas com essa questão e, vemos agora o Centro Oeste e o Norte se unindo e trabalhando pela água. É importante lembrar que a sociedade é o agente dessa mobilização em prol da sustentabilidade das águas", disse ele.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, agradeceu a participação de representantes de 26 Estados brasileiros no evento e elencou entre os diversos temas a serem discutidos durante o XIV Encob, o ordenamento urbano. "Nossas cidades necessitam de um planejamento urbano com atenção a utilização e reutilização da água e, não somente nesse tema mas em outros, a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas é fundamental para que possamos preservar e utilizar de forma sustentável nossos Recursos Hídricos".

No período da tarde, a partir das 14:30 horas acontece a Oficina de Saneamento e Recursos Hídricos com a participação de técnicos da Sema, Secid e tem prosseguimento a reunião do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, com a participação de membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cehidro), dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) e da Sema.

Na parte da noite, a partir das 19h, acontece a abertura cultural do evento. O Encob prossegue até a próxima sexta-feira (9), com uma extensa programação incluindo oficinas, mesas redonda, mini cursos, e reuniões de trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE