PUBLICIDADE

Cachorro-vinagre ameaçado de extinção encontrado no Nortão é levado para centro no Paraná

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Um cachorro-vinagre macho, de poucos meses de vida, foi entregue voluntariamente para a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e encaminhado para o Criadouro Onça Pintada, no Paraná, semana passada. A espécie, que está na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, classificada como vulnerável, ou seja, com um risco elevado de extinção, foi encontrado em Alta Floresta, no Nortão, e ficou internada por 17 dias em isolamento no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso.

Desde o dia que chegou em Cuiabá até receber alta, o cachorro-vinagre não teve contato com nenhum outro canídeo de qualquer espécie e manteve acesso restrito a pessoas, sendo atendido apenas por veterinários. Ele foi enviado ao criadouro paranaense, ainda está passando por exames, avaliação médica e se recuperando da viagem. A restrição ao contato com os canídeos, como cães, lobos e raposas, é importante porque o cachorro-vinagre é sensível a doenças comuns nestas espécies.

“No hospital veterinário, o cachorro-vinagre passou por um check-up, uma bateria de exames desde básicos, como hemograma, bioquímica sérica e coproparasitológico até os complexos cinomose e parvovírus”, lista Thais Morgado, veterinária responsável pelo tratamento do animal. Thais também explica que o bicho já havia feito exame para Leishmaniose e que durante o período que esteve internado foi tratado para coccídiose, doença causada por um parasita intestinal.  “O cachorro-vinagre é uma espécie vulnerável e necessita da medicina preventiva por ser um canídeo silvestre sujeito às doenças de cães domésticos. Nós só permitimos a alta quando ele estava sanitariamente apto para o transporte ao criadouro”, explicou a veterinária.

O animal chegou até a capital mato-grossense por intermédio da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema de Alta Floresta, que foi procurada para a entrega voluntária e cuidou do trâmite burocrático até chegar em Cuiabá.

O encaminhamento do animal foi uma parceria entre a Sema, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso, CENAP (Centro Nacional de Predadores) e o Criadouro Onça Pintada. “Atualmente existe pouquíssimos espécimes em cativeiro e o envio deste animal será de extrema valia para o revigoramento genético de prole dos animais cativos. No criadouro ele terá uma assistência adequada. Trabalhos como esse propiciam uma melhor assistência aos animais silvestres e a devida  salvaguarda que o Estado deve propiciar à fauna silvestre”, destaca a analista de Meio Ambiente da Sema, Danny Moraes“.

Localizado em Campina Grande do Sul (PR), o Criadouro Onça Pintada é mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, que tem como objetivo sustentá-lo e ampliá-lo dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo Ibama, colaborando com a preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestre do país. Criado em 1995, o espaço ocupa uma área de 132 hectares e possui mais de 150 recintos que abrigam 2,2 mil animais de 190 espécies. Esta população silvestre é mantida para Programas de Recomposição e Manejo, com desenvolvimento de técnicas de criação e pesquisas na área de atuação.

A informação é do Gabinete de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat atinge recorde de bolsas na graduação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra...

PM encaminha para Sinop 103 metros cúbicos de madeira que foram apreendidas em Feliz Natal

Policiais militares de Proteção Ambiental apreenderam mais de 103...

Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional...

Bombeiros registraram mais de 30 ocorrências de descarga elétrica no ano em MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso registrou,...
PUBLICIDADE