As obras para interligação das adutoras de água que passam pela trincheira Santa Rosa foram concluídas, neste final de semana, pela CAB Cuiabá. Com essa última etapa, a concessionária finalizou a liberação da área por onde passam as tubulações e entregou o serviço 11 horas antes do prazo final conveniado com a Secopa, órgão estadual responsável pelas obras da Copa. A previsão era para que o abastecimento fosse normalizado na quarta-feira (27).
Para concluir a interligação das novas adutoras que contornam a trincheira foi necessário interromper o abastecimento entre os dias 22 e 25 de novembro, para as localidades atendidas pelas estações de tratamento de água São Sebastião e Ribeirão do Lipa. As adutoras que passam pela trincheira transportam a água captada no rio Cuiabá até as estações.
A antecipação do prazo final para a obra das adutoras exigiu um planejamento minucioso e a mobilização de dezenas de colaboradores da concessionária, que se desdobraram para interligar as três tubulações (com diâmetros de 600 e 500mm), uma atividade complexa e executada com dedicação, no intuito de minimizar o desabastecimento para as áreas atendidas nas regiões Norte, Oeste, central e parte da Leste da capital. O abastecimento para as localidades atendidas pela ETA Ribeirão do Lipa foi retomado ainda no sábado (23).
Para as áreas abastecidas pela ETA São Sebastião, o fornecimento foi reiniciado na noite de domingo, com pressurização gradativa até que a distribuição atinja a vazão total. A previsão é de que o abastecimento seja completamente restabelecido para essas localidades em até 72 horas após o reinício do fornecimento de água.